quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lição 8 - Deus Criou Eva

            Nós ouvimos continuamente conversas sobre casamento. Alguns dizem que o casamento é algo para se tentar e ver se dá certo. Muitas pessoas estão até sugerindo que a idéia do casamento esteja ultrapassada.

            Mas o que a Bíblia diz quanto ao casamento?

            Você sabia que foi Deus quem instituiu o casamento no princípio? Exatamente aqui em Gênesis 2 nós encontramos uma parte do sermão de casamento falado em muitas cerimônias hoje.

            Vejamos os papéis que Deus deu ao primeiro homem e à primeira mulher.


Deus providenciou para Adão uma esposa a fim de ajudá-lo e para ser sua companheira.

“Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônea.” Gn 2:18

            Deus decidiu que Adão não deveria viver sozinho. Deus não perguntou a Adão o que ele queria ou achava melhor. ELE tomou a decisão de fazer uma esposa para Adão.

            Deus amava Adão e queria que ele fosse completo. Ele sabia que Adão não continuaria a ser feliz se permanecesse sozinho. Porque Deus amava Adão e queria o melhor para ele, decidiu fazer-lhe uma esposa.

            Deus sabe antecipadamente do que precisamos, e também sabe a melhor maneira de suprir cada necessidade. Vocês verão que Ele não criou a esposa de Adão na mesma hora ou do mesmo jeito que criou Adão. Ele a criou exatamente na hora certa e da maneira certa, para suprir as necessidades de Adão.

Deus Trouxe todos os Animais perante Adão para que lhes desse nomes.

Gênesis 2.19-20 – “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”

Deus colocou Adão como senhor sobre todos os animais, portanto, deu-lhe também a responsabilidade de nomeá-los. Deus trouxe até Adão toda criatura que Ele fizera, e Adão deu nomes a todas elas.

Não Havia Companheira apropriada para Adão entre os Animais

Gênesis 2.20 –“ Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”

Deus criou o homem muito diferente dos animais. O homem foi feito à imagem de Deus para que pudesse conhecer, amar e obedecer a Deus. Os animais não podiam conhecer, amar e obedecer a Deus como o homem podia. Os animais não se interessam pelas coisas que as pessoas fazem.

Adão precisava de alguém com quem pudesse falar e fazer as mesmas coisa que ele podia fazer. Nenhum animal poderia ser companhia apropriada para Adão. Ele precisava de alguém mais semelhante a ele.

O homem não poderiam fazer nada para providenciar para si mesmo uma esposa e companheira. Nem os anjos, nem satanás ou seus demônios poderiam fazer uma esposa para Adão.

Somente Deus poderia fazer uma esposa para Adão.Deus sabia que Adão precisaria de uma esposa. Deus amava o homem e não queria que ele ficasse sozinho.


Deus Criou Eva da Costela de Adão

Gênesis 2:21-22 – “ Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem,  e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.”

Somente Deus podia fazer isso. Ele sabe tudo e pode fazer tudo que quiser.

Deus fez a primeira mulher como um presente para o homem.

Se alguém que o ama lhe desse um presente muito especial, você teria cuidado com ele? É claro que teria! Seria valioso para você por causa do cuidado, da preocupação e do amor expressados pela pessoa que lhe dera.

Deus deu uma esposa para Adão, e esperava que ele cuidasse bem dela e a amasse.

Apesar de todos os animais parecerem muito interessantes, imaginem a alegria de Adão ao ver aquela mulher encantadora que Deus havia feito para ele! Ela, como Adão, foi criada por Deus, mas Deus não a fez do pó da terra como fez Adão. Deus, na verdade, a fez de uma parte do próprio corpo de Adão – sua costela. Quão preciosa e querida ela deve ter sido para Adão! E Deus lhe deu inteligência, emoções e vontade própria para que ela també fosse capaz de se comunicar com Deus e com Adão.

O Casamento foi Ordenado por Deus

Gênesis 2:23-24  – “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tormando-se os dois uma só carne.”

Deus fez a mulher para o homem para que eles se casassem, vivessem juntos e tivessem filhos.

“Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra...” Gênesis 1:28

Esse foi o mandamento de Deus para Adão.

Porque Deus criou tudo perfeito, nós só podemos imaginar quão encantadora essa mulher realmente era! E Deus a fez para ser “ a ajudadora apropriada que Adão precisava.

Quão satisfeito Adão não deve ter ficado com sua querida esposa que lhe foi dada por Deus, perfeitamente apropriada para suas necessidades, feita de uma parte do seu próprio corpo! Também foi dotada da capacidade de se comunicar com ele e com Deus, e recebera o mandamento, junto com Adão, de encher a terra e de governá-la. Para Adão, unir-se com sua esposa em casamento deve ter sido, de fato, muito bom.

O casamento era o plano perfeito de Deus para Adão e Eva. Tudo que Deus faz e diz é bom porque Deus é perfeito.

Tiago 1:17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

O casamento é bom porque Deus deu o casamento ao homem.

Adão e Eva não repararam que estavam nus, e não tinham nenhuma vergonha disso.

Gênesis 2:25 – “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”

Conclusão

A vida era perfeita para Adão e Eva. Deus lhes deu tudo que precisavam. Os cercou de beleza e abundância, muito além de suas necessidades físicas. Eles eram capazes de se comunicar com Deus e um com o outro. Deus os fez regentes da Sua criação. Ele estava presente com eles para guiá-los em cada decisão. O seu trabalho não era difícil. Eles não adoeciam.

O que aconteceu, então?

Estudaremos mais tarde sobre os eventos drásticos que mudaram toda essa paz e beleza.

Mas a Palavra de Deus não mudou.

Milhares de anos se passaram desde que Adão e Eva se tornaram marido e mulher, mas Deus nunca alterou o que Ele escreveu no começo sobre o casamento. Deus não mudou de idéia quando ao casamento.