quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lição 11 – A Provisão e o julgamento de Deus – Nascimento de Caim e Abel

Estudantes da história antiga costumam dizer que conhecer o que aconteceu no passado nos dá luz e entendimento para compreender o que está acontecendo hoje em dia.
A Bíblia apresenta acontecimentos históricos verídicos. Os eventos registrados em Gênesis 4 afetaram toda a humanidade – cada pessoa hoje. Deus registrou esses acontecimentos em Sua Palavra para que nós pudéssemos lê-los e obter entendimento. Deus comunicou esses fatos a nós porque Ele quer que O conheçamos.
Ao continuarmos a leitura, vamos dar uma consideração especial ao que Deus estava fazendo nesta passagem crítica da história da humanidade.

Deus recusou as roupas que Adão e Eva fizeram

Gênesis 3:21 – “Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu”

Leiamos de novo o que Adão e Eva fizeram para tentar cobrir sua nudez.

Gênesis 3:7 – “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.”

Eles fizeram roupas de folhas para si.

Pelo fato de terem desobedecido a Deus, ficaram com vergonha de que Deus os vissem nus.

Mas Deus recusou aceitar as roupas que Adão e Eva tinham feito.

Por que?

Deus queria ensinar-lhes que não podiam fazer coisa alguma para tornarem-se aceitáveis a Ele. Deus não aceitará coisa alguma cuja ideia proceda do homem. Deus só aceita aquilo que é feito de acordo com o Seu modo. Ninguém pode fazer-se aceitável a Deus pelo que pratica.

As pessoas hoje em dia ainda fazem muitas coisas tentando tornar-se aceitáveis a Deus; elas tentam “cobrir” os seus pecados, assim como Adão e Eva fizeram.

Algumas pessoas pensam que se forem à igreja ou fizerem muitas coisas boas, ajudarão a consertar as coisas erradas que já praticaram.

Você provavelmente pode pensar em muitos outros exemplos em relação à atitude de cobrir o pecado. Deus vê essas coisas, e elas são completamente inaceitáveis a Ele. Em vez disso, devemos ir até Deus e descobrir o Seu modo de nos tornar aceitáveis a Ele.

Ele simplesmente não aceitará coisa alguma que possamos fazer. Não importa quão sinceros, religiosos ou dispendiosos pareçam ser nossos esforços. Eles jamais cobrirão nossos pecados de forma que Deus não os veja e não exija o pagamento de morte.

Deus Matou Animais

A primeira morte no mundo aconteceu por causa do pecado.

Deus matou animais. O sangue dos animais foi derramado. Depois, Deus tirou a pele dos animais.

Adão e Eva não fizeram isso; Deus matou os animais, e Ele tirou as peles. Deus estava relembrando a Adão e Eva que a desobediência a Ele trouxe a morte ao mundo.

Deus Providenciou roupas para Adão e Eva

Por que Deus matou os animais?

Para prover roupas para os culpados – Adão e Eva.

Deus os vestiu com roupas feitas de peles de animais que Ele mesmo matara. Deus fez isso para Adão apesar de não merecerem.

Somente Deus poderia suprir-lhes roupas que os fariam aceitáveis a Ele.

Deus colocou as vestes de peles sobre Adão e Eva

Deus colocou as vestes de peles sobre Adão e Eva.

Ele não lhes deu as roupas e mandou que se vestissem.

Deus colocou as vestes, que Ele fizera, sobre Adão e Eva.

Deus expulsou Adão e Eva do jardim, para longe da árvore da vida

Gênesis 3:22-23 – “ Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, afim de lavrar a terra de que fora tomado.”

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo disseram isso. Eles estavam falando sobre Adão e Eva. Quando Deus criou Adão e Eva, estes não conheciam nada mau ou perverso. Eles só conheciam o que era bom.

Tudo o que Deus tinha feito e dado para eles era bom. Tudo o que Deus lhes tinha dito era bom.

Mas quando eles desobedeceram a Deus, seu Criador, viram que nem tudo era bom. Satanás enganava Eva e ela pensou que o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era bom para se comer. Mas tão logo Adão e Eva comeram o fruto:

Ficaram cheios de medo e vergonha.

Agora sabiam que nem tudo era bom, mas que algumas coisas eram más.

Adão e Eva deveriam ter confiado em Deus.

Deus sabia o que era bom e o que era mau.

Adão e Eva deveriam ter confiado em Deus para contar-lhes, em vez de teram descoberto por conta própria.

Deus lhes deu tudo de bom para comer. Ele até tinha oferecido a eles a oportunidade de comer da árvore da vida.

Mas eles escolheram desobedecer a Deus e comer da árvore do conhecimento do bem e do mal – exatamente a árvore da qual Deus os proibira de comer.

Agora, porque eles tinham desobedecido a Deus, Este não permitiria que comessem da árvore da vida.

Gênesis 3:22 diz a razão de Deus expulsá-los do jardim foi para que não mais comessem da árvore da vida e vivessem para sempre.
 
Isso na verdade foi um ato de misericórdia de Deus.

Deus não queria que os homens vivessem para sempre como pecadores. (Você pode imaginar como seria o mundo se todos os homens maus que já viveram ainda estivessem vivos hoje?)

Colocando o homem para fora do jardim, Deus permitiu que o pecado cobrasse o seu salário, ou seja, a morte.

Porque estavam separados de Deus, também teriam que morrer fisicamente.

Por isso, Deus colocou Adão e Eva, nossos pais, para fora do jardim, longe da árvore da vida.

Deus os havia colocado no jardim e disse-lhes que poderiam comer da árvore da vida. Agora que eles eram pecadores perante Deus, foram expulsos por Ele do jardim, para longe da árvore da vida a fim de que morressem.

Quando Satanás pecou, Deus o destituiu de sua maravilhosa posição do Céu. Agora, por causa do ódio de Deus pelo pecado, também colocou Adão e Eva para fora do jardim.

Deus não pergunta a ninguém o que deve fazer; Ele é supremo em todo universo. Ninguém pode lutar contra Deus e vencer. Não podemos engana-lo.

Deus odeia desobediência aos Seus mandamentos e não permitirá que qualquer pessoa desobediente viva com Ele.

Deus Colocou Querubins e uma Espada Flamejante para Guardar o Caminho da Árvore da Vida

Gênesis 3:24 – “E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.”

A leste do Jardim do Eden, Deus colocou alguns de Seu anjos bons chamados querubins e uma espada de fogo que se revolvia para garantir que Adão e Eva não voltariam e comeriam do fruto da árvore da vida.

Se eles tivessem tentado voltar, os anjos bons de Deus os teriam visto e os matariam pela espada de fogo. Não havia nada que pudessem fazer. Quando Deus os expulsou do jardim, foi o fim. Não havia absolutamente nenhum outro meio de poderem voltar à árvore da vida. Eles agora envelheceriam e morreriam.


Deus é o Doador da Vida
 
Gênesis 4:1- “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxilio do Senhor.”

Eva disse isso porque sabia que Deus é o doador de toda vida. Deus criou Adão do pó da terra e soprou em suas narinas dando-lhe a vida. Deus criou Eva da costela de Adão. Toda pessoa recebe a vida de Deus. Sua vida lhe foi dada por Deus.

Salmo 100:3 diz: “ Sabei que o SENHOR é Deus: foi ele quem nos fez....”

Caim e Abel Nasceram Fora do Jardim

Gênesis 4:2 – “Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador”.

Porque Adão e Eva pecaram contra Deus, foram expulsos do jardim, para longe da árvore da vida. Caim e Abel nasceram fora do jardim, longe da árvore da vida porque Adão, seu pai, estava fora do jardim. Caim e Abel já nasceram pecadores porque seu pai era um pecador.

Se Adão não tivesse pecado, Caim e Abel teriam nascido com a capacidade de conhecer, amar e obedecer a Deus. Em vez disso, nasceram debaixo do controle de Satanás.

Quando Deus criou Adão e Eva, eram perfeitos diante de Deus, e Ele os amava e aceitava. Se tivesse obedecido a Deus, teriam continuado a viver no jardim e comeriam da árvore da vida. Seus filhos teriam nascido perfeitos e também vivido no jardim. Eles também teriam amado a Deus e teriam sido completamente aceitos por Ele. Mas por causa do pecado de Adão, Caim e Abel nasceram pecadores, separados de Deus, fora do jardim e longe da árvore da vida. Adão não foi apenas o pai de Caim e Abel, mas o pai de toda raça humana. Adão é nosso ancestral – meu e seu. Portanto, sendo que Adão desobedeceu a Deus e foi separado de Deus, todas as pessoas do mundo nascem pecadores, separadas de Deus, tendo Satanás como pai.

Nós não gostamos de pensar que nascemos com uma disposição para pecar. Mas pensem um pouco nas crianças. Você já viu alguma criança que não seja um pouco egoísta? Não. As crianças precisam aprender a repartir suas coisas e a se importar com os outros. Crianças não nascem com tendência a obedecer; elas precisam se ensinadas. Você já ouviu falar de uma criança que aprendeu a dizer “sim” antes de aprender a dizer “não”? Já viu uma que quisesse fazer tudo que seus pais lhe pedissem, exatamente na hora em que pediram? Não, crianças têm vontade própria e precisam ser ensinadas e submeterem-se à autoridade dos pais e à Deus.

Tanto o que herdamos de nossos pais quanto o meio em que vivemos influenciam fortemente nosso desenvolvimento. Nós somos, de muitas maneiras, um produto de nossos pais, dos pais deles, dos pais dos pais deles, e assim por diante, até Adão. Nós herdamos não apenas características genéticas, comportamentais e padrões culturais de nossos antepassados; herdamos também a disposição para pecar. Somos produtos de pecadores; e a linha do pecado pode ser traçada através de todas as gerações até Adão, o pai da raça humana.

Deus é aquele que concede vida a todas as pessoas, mas nós não nascemos amigos de Deus ou em união com Ele.

Satanás tomou o lugar de Deus como nosso pai espiritual.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que nós também, assim como Caim e Abel, nascemos incapazes de conhecer, amar e obedecer a Deus. Desde o nascimento estamos debaixo do controle de Satanás. É importante que percebamos que já nascemos pecadores. Nós nascemos separados de Deus, tendo Satanás por nosso pai, assim como qualquer outro ser humano nasce separado de Deus.

Devemos também nos lembrar de que, apesar de nascermos pecadores, é Deus quem nos concede a vida.

Toda vida vem de Deus.

Toda vida pertence a Deus.

Ele criou tudo e todos.

Algumas pessoas gostam de pensar que todos nós somos filhos de Deus. Esse é um pensamento reconfortante e religiosos. De um modo muito sutil, as pessoas estão usando esta ideia para aliviar suas mentes da responsabilidade de considerar a possibilidade de Deus rejeita-las algum dia.

Mas esse tipo de pensamento é totalmente antibíblico. Sim, Deus nos criou, mas, como acabamos de falar, o pecado de Adão colocou todos os homens na família de Satanás. Então, não nascemos filhos de Deus, mas filhos de Satanás, separados de Deus.

Conclusão

O que estamos lendo na Bíblia são acontecimentos históricos verdadeiros.

Adão e Eva foram pessoas reais e nós somos seus descendentes.

Deus menciona a história deles e seus nomes até mesmo no Novo Testamento.

O pecado de Adão e Eva afetou a todos nós. Deus escreveu essas coisas para que pudéssemos conhecê-lO.

Deus não mudou; Ele vê e sabe tudo que fazemos. Não há nenhum lugar onde possamos nos esconder dEle. É impossível enganar a Deus. Escuridão e luz são o mesmo para Deus. Nunca estivemos fora do alcance de Seus olhos. Ele conhece até nossos pensamentos.
 
Em nossa próxima lição estudaremos como Deus lidou com os filhos de Adão e Eva.