quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lição 6 - Deus criou o Homem


            Nós chegamos ao clímax da história da criação. Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Ele criou a luz, as águas acima da terra, o espaço entre essas águas e a terra, a terra seca e os oceanos. Criou as plantas, árvores e as flores. Criou o sol, a lua e as estrelas. Encheu o mar de criaturas e o ar de pássaros e criou todos os animais.

            Deus não fez tudo isso para Si mesmo; Deus não precisa de nada! Por que, então, Deus criou todas essas coisas?

A Terra Finalmente Pronta Para o Homem

            Deus fez toda essa obra maravilhosa da criação porque é soberano e decidiu fazê-la para Sua glória. E fez porque é amoroso e bom. Deus criou e preparou todas as coisas bondosa, cuidadosa e perfeitamente para a Sua criação final: o homem.

Isaías 45:18 diz – “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.”

            Tudo o que o homem precisava já estava pronto e esperando por ele.

            Pensem como um casal se sente quando está esperando seu primeiro bebê. Eles normalmente sentem muita alegria em arrumar um quarto para aquele nenê. A mãe quer ter tudo pronto antes do tempo de trazer o bebê para casa, onde todas as suas necessidades podem ser supridas num lugar especial e bonito preparado para ele.

            Da mesma forma, Deus preparou um lugar para o homem.

O Plano de Deus em Criar o Homem à Sua Imagem
 

Gênesis 1:26 diz – “Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”

            Com quem você acha que Deus estava falando quando disse: “...Façamos o homem à nossa imagem...”?

            Era Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo que estavam conversando entre Si. Eles estavam discutindo o plano de fazerem o homem à imagem de Deus.

            Quando você vai fazer alguma coisa que é muito importante, por exemplo, uma casa nova, primeiro pensa sobre o assunto e planeja como quer que ela seja. Foi isso que Deus fez. Ele planejou como faria o primeiro homem.

            Deus é soberano; Ele sozinho decidiu como todas as coisas seriam feitas. Deus decidiu como o homem seria feito, da mesma forma que Ele previamente decidiu como os espíritos, o sol, a lua, as estrelas, a terra, e todas as outras coisas nela deveriam ser feitas. Deus decidiu sozinho; não pediu conselho a ninguém. Deus é maior e mais importante que tudo. O homem foi a obra mais importante que Deus criou sobre a terra, por isso, decidiu fazê-lo “...à imagem de Deus...”.

            Deus fez o homem à Sua imagem para que:

            O homem fosse capaz de conhecê-lO e de se comunicar com Ele.

            Outros vissem a semelhança de Deus refletida no homem e louvassem e glorificassem a Deus.


O que significa dizer que o homem foi feito à imagem de Deus?


            O que significa quando Deus nos diz aqui em Sua Palavra que o primeiro homem foi feito à imagem de Deus?

            Nós sabemos que não se trata de nossos corpos. Deus é Espírito, não tem um corpo de carne e osso como nós. Em vez disso, Deus estava se referindo à parte que não pode ser vista.

            A Bíblia chama essa parte de nós que não pode ser vista de alma ou espírito.   O corpo do homem foi criado para ser a “casa” dessa parte invisível, a alma ou espírito.

            Deus planejou que a parte invisível do homem tivesse inteligência, emoções e vontade própria, feita à imagem de Deus.

            A inteligência do homem - seu intelecto:

            Por ser Deus inteligente, planejou fazer as pessoas dotadas de uma mente que tivesse a capacidade de conhecê-lO, pensar e raciocinar como Ele.

            Deus queria falar com o homem e queria que o homem falasse com Ele.

            Ele queria poder comunicar-Se com o homem, não apenas pela palavra falada, mas também pela palavra escrita, assim como faz através de Sua palavra, a Bíblia.

Deus queria capacitar e equipar o homem para fazer Sua obra aqui na terra.

            Nós sabemos que Deus deu uma mente para os animais também. Mas um animal não tem o mesmo tipo de mente que um homem. Os animais podem ser ótimas companhias como bicho de estimação. Eles também podem ser de grande ajuda para nós em certos tipos de trabalho, tais como o trabalho feito por cavalos, mulas, bois e até cães. Mas um animal não tem a capacidade de conversar conosco. Eles não podem compartilhar de nossos pensamentos nem tomar os tipos de decisões que tomamos. Um animal não pode raciocinar como raciocinamos; não pode comunicar-se conosco pela fala nem pela escrita.

            Deus decidiu que daria inteligência ao homem a fim de que pudesse pensar e raciocinar como Ele, mas isso não quer dizer que algum homem poderia um dia pensar ou raciocinar exatamente como Deus pensa e raciocina.

            Pense nas crianças. Elas sabem todas as coisas que você sabe? É claro que não. Mas porque elas têm uma mente como a sua, você é capaz de ensiná-las.

            Mesmo o homem mais sábio do mundo é como uma criança comparado com Deus. Mas porque Deus decidiu fazer o homem inteligente, este seria capaz de ouvir a Palavra de Deus, compreendê-la e depois fazer o que Deus diz. Foi isso que Ele planejou para o homem. Decidiu dar uma mente ao homem para que pudesse conversar com ele, desfrutar de sua companhia e ensiná-lo a fazer Sua obra.

As emoções do homem – seus sentimentos:

            As pessoas freqüentemente acham que emoções têm uma má conotação. Talvez elas pensem apenas em um ser levado pelas emoções. Mas as emoções são muito necessárias e benéficas.

            A Bíblia nos mostra que Deus tem emoções: Ele é compassivo e terno e odeia a injustiça. Podemos ver prontamente em Deus que as emoções são boas. Deus ama, odeia, sente tristeza e também sente alegria e felicidade. Porque Deus tem sentimentos(emoções), decidiu que criaria o homem com sentimentos.

            Todos vocês que têm filhos amam seus filhos, não é mesmo? Mas também querem que eles os amem, não é? É claro que sim! Todos os pais querem que seus filhos os amem.

            Deus é assim também. Deus planejou amar o homem, mas também queria que o homem fosse capaz de amá-lO. Esta é a razão por que Deus planejou criar o homem com emoções.

A vontade própria do homem – sua capacidade de fazer escolhas:

            Além de ter inteligência e sentimentos, Deus também tem vontade própria; Ele é capaz de decidir se fará algo ou não. Por isso, Deus decidiu fazer o homem de maneira que ele também fosse capaz de tomar suas próprias decisões.

            Quando você acorda de manhã, decide o que vai vestir. Você decide o que vai comer e beber no café da manhã e decide para onde vai levar seu carro. Quando você se veste, suas roupas dão alguma opinião quanto ao que você está vestindo? Seu alimento tem alguma oportunidade de dizer quando será comido? Por acaso seu carro tem alguma escolha quanto ao lugar para onde você o levará? Não. É você quem faz as escolhas sobre estas e outras incontáveis coisas.

            Deus poderia ter feito o primeiro homem sem habilidade de escolher (como suas roupas, comida e carro). Deus poderia ter feito o homem apenas com a capacidade de obedecer-Lhe; sem opção de escolha.

            Foi assim que Deus fez o sol, a lua e as estrelas. Deus os criou para que fizessem a mesma coisa todos os dias, meses e anos. Mas Deus não planejou fazer o homem assim. Deus tem vontade própria. Deus decide o que fazer, e queria que o homem fosse capaz de fazer escolhas, assim como Ele as faz.

            Deus planejou fazer o homem para que este pudesse escolher amá-lO e obedecer-Lhe – uma escolha que o homem poderia fazer inteligentemente porque através de sua mente ele saberia que Deus é seu Criador amoroso, bondoso e conhecedor de todas as coisas.

            Se as crianças sabem e estão convencidas de que seus pais são sábios e bondosos, será mais fácil para elas obedecer-lhes. O plano de Deus era fazer o homem a fim de que ele pudesse falar com Deus e chegasse a conhecê-lO com um Deus sábio e amoroso. Então, o homem deveria escolher obedecer a um Deus tão maravilhoso que o fizera.

Assim, o homem recebeu uma mente para ouvir e entender a comunicação de Deus com ele, para pensar sobre o que Deus lhe dissesse, para aprender sobre o verdadeiro caráter de Deus e para comunicar-se com Deus.

            O homem recebeu emoções para corresponder a Deus por amor e devoção.

            O homem recebeu vontade própria para que pudesse escolher cumprir os planos de Deus, não como um “robô”, mas como alguém que ouve o que Deus diz, ama-O e escolhe obedecer-Lhe.

            Deus planejou que o homem fosse feito à Sua imagem a fim de que fosse capaz de fazer a obra de Deus na terra.

            Deus estava dando uma posição singular em Sua criação. O homem deveria ser o representante de Deus na terra. O homem deveria cuidar das coisas de Deus aqui na terra e ser líder sobre os animais, os pássaros e os peixes.

            Deus deu inteligência, emoções e vontade própria ao homem para que este pudesse fazer a obra de Deus exatamente do modo que Deus queria que ela fosse feita, o que traria alegria tanto para Deus quanto para o homem.



A Criação de Adão

            Gênesis 1:27 diz : “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

            Gênesis 2:7 diz : “Então formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

            Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher. Deus criou primeiro o homem e depois fez uma esposa para ele no mesmo dia.

            Uma vez que só no capítulo seguinte a Bíblia nos conta de Deus criando a mulher, esperemos a próxima lição para lermos sobre isso. Hoje leremos apenas o que a Bíblia diz sobre a maneira como Deus fez o primeiro homem.

            Deus chamou o homem de Adão, que significa “homem”. Mas depois de Deus ter feito cada parte do corpo do homem, este ainda não tinha vida. Todas as partes do seu corpo estavam lá, mas ele era como um defunto. Seu corpo não respirava porque a parte que seria à imagem de Deus ainda não estava vivendo em seu corpo. Foi somente depois que Deus soprou nas narinas do homem que ele se tornou um ser vivo capaz de conhecer, amar e obedecer a Deus.

            Somente Deus poderia colocar vida em Adão. Nem o sol, a lua, a terra, nem qualquer homem, nem Satanás ou seus anjos podem dar vida. Todas as coisas receberam vida de Deus e são incapazes de dar vida a qualquer outra coisa ou pessoa.

            Nós todos dependemos da energia elétrica. Uma lâmpada que não está ligada à tomada não produz luz. Até que o interruptor seja ligado, nossas casas não recebem energia. Não apenas nossas casas, mas o comércio e a indústria dependem muito da corrente elétrica. Quando ela é interrompida, muitas coisas que costumamos usar simplesmente não funcionam. Sem energia para fazê-lo funcionar, máquinas complexas e úteis tornam-se absolutamente inúteis.

            Assim como a companhia de eletricidade  é nossa fonte de energia, Deus é nossa fonte de vida. Todas as coisas receberam vida de Deus e são completamente dependente dEle.

            Quando Deus soprou nas narinas do primeiro homem, este, imediatamente, tornou-se vivo. Ele respirou e era um homem forte e saudável. Não havia qualquer doença ou morte no mundo.


Adão foi o primeiro e único homem criado do pó da terra.

            Gênesis 2:7 diz : “ Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”

            Adão foi o primeiro e único homem que Deus criou do pó da terra. Deus fez apenas um homem do pó da terra e uma mulher do homem, e Deus lhe disse que tivesse filhos para que o mundo todo fosse cheio de pessoas.

            Adão é o ancestral de todas as pessoas.Ele é o ancestral de todos os povos, independente de raça, cultura ou país.

            Adão é seu  e meu ancestral. Todos nós viemos desse primeiro homem. Ele é a origem e o pai de toda raça humana.



O homem foi colocado como administrador da terra.

            Gênesis 1:28-30 diz: “E Deus os abençoou, e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão somente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.”

            Deus encarregou o homem de cuidar da terra e de tudo que há nela. Deus  desejava ajudar o homem a aprender cuidar de todas as responsabilidades que Ele lhe dera.

            Imaginem um homem rico que possui muitas propriedades e negócios. Ele ama seu filho e está muito satisfeito com ele. Chega um dia em que ele decide dar a seu filho a direção de todas os seus negócios. O pai sabe que seu filho precisará de ajuda quanto a essa grande responsabilidade, e ele se deleita em ajudar seu filho a aprender tudo que é necessário. Ele está contente em confiar o trabalho a seu filho.Também fica contente em sentar-se e conversar com ele sobre cada decisão e em dizer-lhe tudo o que gostaria de ver feito no trabalho que ele deu para seu filho cuidar.

            Deus também estava satisfeito com o primeiro homem que fez. Deus conversava com Adão, primeiro homem, e dizia-lhe o que deveria fazer como representante de Deus na terra.

            Deus tinha o direito de decidir a quem daria a terra. Ele não deu a terra a seus anjos. Ele não deu a terra a Satanás e a seus demônios.

            Por que Deus era a única pessoa que tinha autoridade para dar ao homem o controle sobre a terra e sobre tudo que nela há? Porque Deus criou tudo.

            Salmo 24:1 diz: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”

            Por isso Deus poderia tê-la dado a quem quisesse.

            I Crônicas 29:11 diz “Tua, SENHOR, é a grandeza, o poder, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.”

            O homem rico decidiu fazer do filho seu administrador. Era direito do pai fazer tal escolha, e ele não deu aquela responsabilidade a ninguém mais; somente ao filho. Ninguém mais teria o direito de administrar os negócios daquele homem, exceto seu filho.

            Deus é o criador de todas as coisas, então o mundo e tudo que há nele pertencem a Deus. Ele tinha o direito de decidir para quem daria a terra, e a deu ao homem. Deus é supremo e soberano.

            Que posição especial Deus deu ao homem! Dando ao homem aquela responsabilidade, Deus conferiu-lhe uma grande honra e privilégio.

            Salmo 8: 3-9 diz: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso quão magnífico em toda a terra é o teu nome!”



Tudo que Deus fez era bom



Gênesis 1:31 – “ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”

            Porque Deus é perfeito e bom, tudo que Ele criou era absolutamente certo e lindo. No princípio, nada no mundo animal feriria ou causaria dano ao homem. Nem o homem nem os animais precisavam matar para comer. Espinhos, mato e erva daninha não existiam.



Conclusão

Deus é soberano. Ele é o grande e único Criador de todas as coisas; por isso, ele é o dono de tudo.

Ele fez o primeiro homem do pó da terra. Ele o criou à Sua imagem, dando-lhe :

            Intelecto para que ele pudesse conhecer a Deus.

            Emoções para que pudesse amar a Deus.

            Vontade própria para que pudesse escolher obedecer a Deus.

            Adão, o primeiro homem, é o ancestral de todos os homens, de todo lugar.

Sendo o Criador e o dono do homem, Deus deu-lhe a responsabilidade de ser administrador da terra.

Em nossa próxima lição estudaremos mais sobre Deus e Seu procedimento soberano e amoroso com Adão.