sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lição 5 - Deus Criou os Céu e a Terra - Parte 2



Em nossa última lição, começamos a estudar o que a Bíblia diz sobre Deus através de Seu ato portentoso da criação. Discutiremos o fato de que a Bíblia apresenta o verdadeiro registro divino da criação. Não é uma teoria é a Verdade. Não mudou nem mudará.

Discutiremos o fato de que a narrativa da criação nos ajuda a ver quem é Deus:

O Criador soberano

O Deus todo-poderoso.

Aquele que sabe tudo

O Deus que existe pelo Seu próprio poder

O Deus santo e perfeito.

E discutimos os ventos dos primeiros dois dias da criação.Lemos que Deus criou a luz simplesmente falando. Ele criou o ar que envolve a terra e colocou uma parte da água acima daquele ar.

Agora leremos como Deus fez a terra e os mares e os encheu de criaturas vivas.


O terceiro dia: Deus criou a terra seca, os oceanos e toda a flora (Gênesis 1:9-13)
Gênesis 1:9-10 - "Desse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus terra e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom."

Deus ajuntou as águas nos mares e fez aparecer a terra seca.

Você  já presenciou a devastação causada por uma enchente ou por um maremoto? Que homem poderia pensar em resistir a tais forças, quanto mais ordenar que acontecessem? Imaginem o poder envolvido em modelar os mares - todos em um único dia! só o Deus todo-poderoso poderia ordenar que as águas que envolviam a terra se movessem e fizessem a terra seca aparecer.


Salmo 95:5 - "Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes"


Somente Deus, que criou as águas da terra, pode controlá-las.

Gênesis 1:11-13 - "E disse: produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia."

Deus fez todas as plantas e árvores. Somente Deus tem poder e conhecimento para criar vida vegetal.

Quanto mais os cientistas estudam a vida vegetal, mais complexidade eles descobrem. Deus, em Sua infinita sabedoria, foi capaz de criar toda vida vegetal e de adaptar perfeitamente cada tipo com os demais sistemas da terra que Ele estava criando.

Deus fez plantas com a capacidade de produzirem sementes que, por sua vez, produziram outras plantas como as originais.

Você já fez alguma coisa que gostasse e depois a viu se desgastar com o tempo? Se você quisesse ter outra coisas igual àquela, teria que refazê-la. Mas quando Deus criou as plantas, deu a cada uma a capacidade de produzir sementes que poderiam fazer germinar novas plantas como a primeira. Deus é o doador e sustentador da vida.

As plantas que temos hoje vieram daquelas que Deus criou no princípio.

Por que Deus fez as flores, as árvores e as demais plantas? Deus precisava delas?

Deus não depende de nada. Ele fez as plantas e árvores para os homens, que criaria em seguida.

Deus fez as plantas para suprir nossas necessidades físicas:

Para nos servir de alimento.

Para dar o oxigênio que respiramos.

Para dar a madeira que usamos para construir.

E para nos dar muitas outras coisas que são essenciais às nossas vidas.

Deus criou as plantas para que nos alegrássemos com esse ato de amor por nós. Ele não precisava ter criado tão grande variedade de cores, tamanhos, formatos, sabores e perfumes. Apenas alguns tipos já teriam suprido nossas necessidades.

Deus poderia ter feito tudo em preto e branco, mas, em vez disso, criou cores que seriam vistas pelos olhos do homem que Ele em breve criaria. Tudo poderia ser sem gosto, mas Deus criou os sabores (e o paladar para senti-los). Ele fez o mesmo com os perfumes.

A variedade que Ele criou deveria ser um lembrete diário do Seu grande amor e cuidado pelo homem. Ele fez a terra não apenas habitável, mas verdadeiramente linda!

Nas plantas nós podemos ver que Deus é um Deus de ordem - Desenhista Mestre.

Olhe para uma flor. Cada espécie tem um padrão peculiar que a torna reconhecida como daquela espécie. A minúscula semente da qual ela cresceu contém certas características que sempre produzem aquela flor, com aquele tipo e disposição das pétalas, com aquele tamanho de caule, perfume, etc.

Todas estas coisas mostram que há um desenhista-Mestre.
Se você enchesse as mãos de bolas de gude e as deixasse cair no chão, será que elas cairiam formando um arranjo, você seria capaz de repeti-lo várias vezes?

Agora, como seria se você pegasse as bolas de gude uma a uma e fizesse um arranjo de sua escolha? Você poderia repetir aquilo muitas vezes, porque desenhou o padrão e assegurou sua repetição. Seu padrão não seria resultado do acaso, antes, refletiria a obra de um artista - você.
O que Deus criou reflete infinitamente sua obra como o Desenhista-Mestre de todas as coisas.

Quando você vir um desenho, lembre-se de que houve um desenhista . E quando você vir um padrão nas plantas ou flores ou em qualquer outra parte da criação, lembre-se de que Deus é o único que está sendo refletido naqueles desenhos. Não aconteceu daquele jeito por acaso. Deus planejou tudo.
Tudo o que Deus criou neste dia era bom. Todas as plantas eram benéficas e belas - criadas perfeitas. Espinhos e ervas daninhas não existiam. Nenhuma fruta era venenosa.

Os legumes e frutas não pegavam doenças nem se estragavam. Tudo era perfeito no princípio porque Deus é perfeito, e tudo o que Ele faz é perfeito.

O Quarto dia : Deus criou o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1:14 -19).
O mesmo Deus que criou as flores e suas minúsculas sementes criou também o universo todo - um lugar tão imenso que nem conseguimos imaginá-lo.

Nas últimas décadas, o homem aprendeu mais sobre o universo do que ele sabia em todas as gerações anteriores. Potentes telescópios, ondas de rádio controladas, aparelhos eletrônicos, viagens espaciais - Tudo isso é produto do nosso tempo. Os homens pisaram na lua e sondas espaciais circulam ao redor da terra e viajam em volto do nosso sistema solar, colhendo dados novos impressionantes.

Mas o que estamos realmente aprendendo é que nós sabemos muito pouco sobre esse sistema solar que inclui o planeta Terra; e sabemos ainda menos sobre nossa galáxia, a Via Láctea, e ainda menos sobre a extensão do universo. Já temos muitos fatos e medidas sobre distância, e mesmo assim, nenhum de nós pode compreender a imensidão do universo.

Gênesis 1:14-19 diz: "Disse também Deus: haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros; o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom."

Deus falou e o sol, a lua e as estrelas vieram a existir. Somente Deus tem o poder para criar tamanha vastidão!

Em Isaías 44:24 diz: "Eu sou o SENHOR que faço todas as cousas, que sozinho estendi os céus, e sozinho espraiei a terra..."

Não somente as plantas que Ele criou refletem a obra do Desenhista-Mestre, mas também o universo inteiro.

Nós apenas podemos ver uma pequena parte da imensidão do universo, mas foi Deus quem criou até mesmo as mais remotas galáxias e estrelas; Ele criou todas as coisas.

Como poderia Deus ter atingido todos aqueles lugares que estão a incontáveis anos-luz de distância um do outro?

Jeremias 23:23-24 diz: "Acaso sou Deus apenas de perto, ...e não também de longe?...porventura não encho eu os céus e a terra...?"

A distância não é problema para Deus. Deus está em toda a parte. Se não podemos imaginar a imensidão do universo, muito menos podemos compreender a grandeza de Deus!

Apesar de Deus estar presente em toda parte do universo, é distinto dele. A idéia de que Deus é tudo e tudo é Deus é um conceito totalmente estranho às Escrituras. Há apenas um Deus verdadeiro, não muitos "deuses". A Bíblia refere-se ao universo e a tudo que nele há como a criação de Deus, não como parte de Seu ser.

Jeremias 10:12 diz: "O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus."

A infinita sabedoria e conhecimento de Deus são demonstrados no universo que Ele criou.

Por meio de estudos e experiência, os cientistas descobriram leis físicas que aplicam consistentemente por todo universo conhecido. Essas leis governam o comportamento físico de toda matéria. Conhecendo-as, o homem tem sido capaz de fazer coisas impressionantes, como, por exemplo, viajar no espaço. Mas essas "descobertas" são na verdade leis estabelecidas por Deus e colocadas em vigor no princípio, quando criou o universo.

Deus nunca muda, nem as leis de Sua criação.

Imaginem! Um sistema de leis físicas regulamenta o comportamento de cada parte que conhecemos do universo! E somente quando os cientistas e engenheiros seguem e dependem dessas leis previsíveis é que são capazes de desenhar e projetar uma nave espacial, um automóvel ou qualquer outra coisa.

Você não precisa ser um engenheiro ou um cientista para ver as leis de Deus em ação. Todos nós dependemos dessas leis diariamente, até para mantermos nossos pés no chão.

Já houve algum dia em sua vida que o sol não nasceu ou não se pôs? Lógico, ele já foi escondido pelas nuvens, mas fez exatamente o que sempre faz, dia após dia. E quanto à lua? Você sabia que calendários e mapas de marés podem ser feitos com anos de antecedências porque o movimento e a posição da lua, da terra e do sol são completamente previsíveis?Isso certamente não acontece por acaso; foi planejado dessa forma pelo próprio Deus.

Salmo 104:19 diz : "Fez a lua para marca o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso..."

Ele queria que nós tivéssemos um mundo ordenado com dias, noites, estações e marés precisos.

Nós ficamos muito entusiasmados ao ver uma espaçonave ser lançada em direção ao espaço e seguir uma rota, e isso é natural, pois foram necessárias incríveis quantidade de pesquisa e trabalho para se alcançar essa façanha.

Agora imaginem o conhecimento de Deus! Imaginem a Sua criatividade e habilidade como Desenhista-Mestre! Imaginem a seu poder! Deus falou, e o universo inteiro foi criado.

Salmo 19:1-3 diz: "Os céus proclamam a glória de Deus,e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som..."

Precisamos observar essa proclamação e ouvir a mensagem que Deus está nos enviando!

Tudo o que Deus criou no quarto dia era bom. Deus é perfeito, e tudo o que Ele faz é perfeito. Deus estava muito satisfeito com Sua criação.

O quinto dia: Deus criou a vida marinha e as aves (Gênesis 1:20-23)
Gênesis 1: 20-23 diz: " Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia."

Imaginem a beleza que, de repente, encheu as águas e o céu!

Assim como fez quando criou a vida vegetal, Deus numerosos tipos de criaturas aquáticas e pássaros de inúmeras formas e cores. Quanto mais pesquisamos as profundezas do oceano e os lugares remotos da terra, mais tipos de peixes e pássaros descobrimos!

Por que será que Deus criou tal variedade e beleza?

Ele fez isso para mostrar Seu amor por nós. Ele fez isso para nos mostrar Seu poder criativo e Sua sabedoria.

Será que nós poderíamos fazer um simples pardal? Talvez possam fazer uma "imitação", mas nunca faremos um pardal verdadeiro. Mas Deus pode; Ele fez os pardais e todas as outras criaturas. Até mesmo as minúsculas e mais comuns criaturas são criaturas de Deus e inacreditavelmente complexas.

A biologia molecular tem mostrado que mesmo o mais simples sistema de vida da terra hoje, as células bacterianas, é extremamente complexo. Apesar das menores células bacterianos serem inacreditavelmente pequenas, pesando menos de um trilionésimo do grama, cada uma é na realidade uma verdadeira fábrica microminiaturizada, contendo milhares de partículas lindamente elaboradas de intrincada maquinaria molecular, sendo formada de 100 bilhões de átomos, muito mais complexos do que qualquer máquina construída pelo homem, e absolutamente sem paralelo no mundo inanimado.

O sexto dia: A criação do mundo animal
Gênesis 1:24-25 diz: "Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez."

Deus criou um incrível número e variedade de animais. Alguns deles são muito familiares para nós, fazendo parte da vida diária. Alguns podem ser vistos num zoológico. Com a televisão e com os livros, aprendemos sobre muitos outros. Deus criou cada tipo de animal com características singulares, e cada um é capaz de reproduzir apenas outros animais como ele mesmo.

Os cães têm seus cãezinhos.

Os gatos têm seus gatinhos, etc.

Até mesmo no menor dos animais podemos ver a marca do Desenhista-Mestre. Só Deus tem poder para criar animais. O homem nunca criou e nem jamais será capaz de criar um animal.

Todas as coisas vivas que Deus criou no quinto e sexto dias eram boas. Tudo o que Ele fez era bom. Por ser perfeito, tudo que fez era perfeito.

Conclusão
Nós somos diariamente cercados de evidências:

Da existência de Deus.

Do infinito poder e sabedoria de Deus.

Do amor de Deus.

Da regularidade de Deus.

Da santidade de Deus.

Estamos cercados de coisas que nos fazem lembrar de um Desenhista-Mestre que criou tudo com habilidade e propósito.

Nós podemos aprender muito sobre Deus apenas observando as coisas que fez, mas nosso verdadeiro entendimento dEle e de como criou todas as coisas deve ter como base o que Ele nos diz em sua Palavra.

Hebreus 11:3 diz: "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem."

Deus, o criador, aquele que existia antes do princípio, nos deu Seu registros da criação na Sua Palavra.

Nesta semana: Procure evidências das obras do Desenhista-Mestre, Criador de todas as coisas.

Pense sobre o que temos estudado em Sua Palavra.

Na próxima lição continuaremos a estudar a narrativa divina da criação.