sábado, 30 de julho de 2011

Lição 4 Deus Criou os Céus e a Terra - parte 1

Existem muitas teorias sobre o que aconteceu no princípio. Há muitas teorias sobre a formação da terra. Há muitas teorias sobre o começo da vida. Como mencionamos na última lição, dúvidas poderão surgir em suas mentes ao estudarmos. Não poderemos gastar tempo discutindo as várias teorias que os homens estão ensinando. O que vamos fazer nesta lição é examinar o que Deus nos diz na Bíblia sobre a criação.

Lembre-se de que as coisas ensinadas em Gênesis são sustentadas por todo o restante das Escrituras. Deus nunca mudou Seu registro da criação (ou qualquer outra parte da Bíblia!). Gênesis é um livro antigo, mas mesmo os escritos do Novo Testamento afirmam a narrativa de Gênesis sobre a criação.

Gênesis tem sido freqüentemente criticado como sendo um livro de mitos. Mas recentes descobertas arqueológicas têm confirmado muitos detalhes com exatidão, inclusive nomes de pessoas e cidades tão antigas quanto os primeiros capítulos de Gênesis. Iremos nos referir a algumas dessas descobertas em lições futuras.

Precisamos ouvir o que Deus diz na Bíblia. Ela não é um livro de "mitos". Ela apresenta acontecimentos históricos verídicos. Esta lição abrangerá o que Deus diz que aconteceu no princípio. Nós já estudamos que Deus criou os espíritos. Agora estudaremos como Deus criou o universo físico.

"No Princípio criou Deus os céus e a terra "(Gênesis 1:1)


A palavra gênesis significa "princípios" ou "origens". Todas as coisas tiveram um princípio. Nada, nem ninguém (exceto Deus) existia antes do princípio. O que, então, Deus usou para fazer os céus e a terra?

Criar significa "fazer do nada". Fazer alguma coisa do nada é apenas uma expressão idiomática em nossa sociedade.

Se queremos construir uma casa, do que precisamos?

Se queremos fazer um bolo, do que precisamos?

Você pode pensar em alguma coisa que possa fazer sem ter primeiro material para usar?


Hebreus 11:3 diz: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não parecem".


Deus literalmente criou os céus e a terra do nada! Somente Deus pode criar algo do nada.

Como foi possível para Deus criar os céus e a terra do nada?

 Jeremias 32:17 diz - "Há! SENHOR Deus, eis que fizesse os céus e a terra com o teu grande poder e com o braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa."

 O poder de Deus está além da nossa compreensão. Existe alguém mais forte que Deus? Anjos? Satanás? Demônios? Não! Somente Deus é todo-poderoso.



Como Deus soube fazer os céus e a terra?



Nós tivemos que aprender como fazer todas as coisas que fizemos. Nós não nascemos com conhecimento e entendimento. A maioria de nós teve que ir à escola para ser ensinado. Continuamos aprendendo por toda vida. Através de tentativas e erros, superando dificuldades.

Algumas coisas exigem treinamento altamente especializado, o qual nós não tivemos. Há ainda muita coisa que não sabemos.

Será que Deus precisou de alguém para ensiná-lo? Será que havia alguém mais no princípio que poderia ter ensinado Deus? Deus não precisou de ninguém para ensiná-lo a fazer os céus e a terra. Não há nada que Deus não saiba nem  entenda completamente.


Romanos 11:33-34 diz :"Ó profundidade da  riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?"


A Criação da terra

Gênesis 1:2 - "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas."


A terra era sem forma e vazia. Veremos com Deus a formou e encheu.

As trevas cobriam a terra. Tente imaginar como seria se não houvesse luz em alguma! Você já esteve numa caverna sem qualquer iluminação? A escuridão é absoluta. Imagine essa escuridão por todo lado!

As águas cobriam a terra, não havia terra seca. O mundo inteiro estava coberto pelas águas. Não havia vida em lugar algum da terra.


Deus estava prestes a criar tudo


Deus é todo-poderoso, e estava prestes a usar Seu imenso poder de criar. A Bíblia diz que o Espírito de Deus "...pairava por sobre as águas." a palavra sugere o tremendo poder criativo de Deus, Aquele que move todas as coisas. Somente ELE coloca as coisas em movimento. Somente ELE é a fonte de toda energia. Deus Espírito Santo estava movendo, agitando e pairando sobre as águas com energia dinâmica para criar todas as coisas.

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo participaram do poderoso ato da criação. Deus é um, mas também é três em um, o Deus todo-poderoso, o Criador de todas as coisas. Não podemos compreender a Trindade; não podemos compreender quão grande e maravilhoso é o poder de Deus.


O primeiro dia: Deus criou a luz(Gênesis 1:3-5)


Gênesis 1:3 - "Disse Deus: haja luz; e houve luz."

Só Deus poderia criar luz simplesmente falando! Não seria impressionante se nós pudéssemos simplesmente falar e fazer a luz aparecer? Mas não funciona assim. Nós somos totalmente dependentes da luz que foi criada por Deus no princípio dos tempos.

Toda vez que virmos a luz do sol, da lua, das estrelas, apertarmos um interruptor ou ascendermos um fósforo ou uma vela, lembremo-nos de que foi Deus quem criou a luz no princípio. Só Ele poderia ter feito isso porque é todo-poderoso e sabe todas as coisas. Ele criou a luz absolutamente do nada.


Os cientistas podem avaliar algumas das características da luz. Todos nós experimentamos ou usamos alguns dos efeitos da luz, mas somente Deus entende a luz, porque a criou.


Gênesis 1:4 - "E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre luz e trevas."


A luz que Deus fez era muito boa. Você notará que cada vez que Deus criou uma coisa, Ele disse "é bom".

Não somos capazes de fazer coisas perfeitas. Apesar de serem úteis, elas ainda: precisam de consertos, desgastam-se, são substituídas porque alguém inventou algo melhor. Tudo o que fazemos pode ser aperfeiçoado. Mas tudo que Deus fez era perfeito porque :


Deus é perfeito.

Deus não comete falhas.


Em outras palavras, Deus é santo.

Salmo 18:30 diz: "O caminho de Deus é perfeito..."

Salmo 6:3 diz: " Santo,santo,santo é o SENHOR..."


Gênesis 1:5 - "Chamou Deus à luz de dia e às trevas, noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia."


Deus separou a luz das trevas. Chamou à luz de dia e às trevas noite. Esse foi o primeiro dia no princípio do mundo.


 
O segundo Dia : Deus criou o firmamento (Gênesis 1:6-8)

Gênesis 1:6-8 - "E disse Deus: haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez,pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. Assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia."


No segundo dia, Deus criou o ar que envolve a terra. Acima desse firmamento, ou seja, "a camada de espaço aberto, pouco denso" que chamamos de atmosfera, Deus colocou uma parte da água que Ele criou.

É importante lembrarmo-nos deste ponto da narrativa divina sobre a criação porque ele será um importante fator numa história posterior.

Mais uma vez, Deus simplesmente falou e o firmamento foi criado. Olhem para imensidão do céu. Nós só podemos ver uma porção diminuta do ar que circula a terra. Porém, Deus apenas falou e criou toda a atmosfera, e ela era perfeita.



Conclusão


Ao contrário das teorias humanas, o registro divino da criação não mudou. Deus existia antes do princípio. Ele é o Criador soberano, e só Ele sabe como todas as coisas vieram a existir.

Deus nos diz por toda a Sua Palavra que Ele criou todas as coisas.


Ao estudarmos a Bíblia, vemos que Deus é absolutamente soberano, maior e mais poderoso que tudo. Nada é difícil demais para Ele. Deus é a fonte de toda energia e o Criador de toda matéria. Ele fez tudo do nada.

Já vimos os dois primeiros dias da criação. Exploraremos o resto da semana da criação em nossas próximas lições. Nos próximos dias, em seus afazeres diários, pensem sobre o que estudamos até agora sobre Deus. Ele é infinitamente maior do que podemos imaginar, mas nos deu a Bíblia, Sua Palavra, a fim de que possamos conhecê-lo.


Até a próxima lição!