quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lição 1 - A Bíblia é o mais importante livro do mundo porque é a Palavra de Deus

A Bíblia é o mais importante e singular livro do mundo porque é a Palavra de Deus

2 Timóteo 3:16 - ¨Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça."

Deus deu a homens chamados profetas as mensagens que queria que fossem escritas.
 
As vezes Deus falou-lhes audivelmente
Outras vezes falou-lhes em visões
Em outras, Deus apenas colocou a mensagem diretamente em suas mentes.


Deus fez com que os profetas escrevessem exatamente o que Ele lhes falava.

 
2 Pedro 1:20-21 - "sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.¨


A Bíblia não é um conjunto de idéias humanas, mas é a própria Palavra de Deus. A bíblia é o único livro no mundo da autoria de Deus.

Deus escreveu a bíblia num período de 1600 anos, usando mais de 40 homens. Mas há uma unidade absoluta, do princípio ao fim, porque Deus é o seu único Autor.

A única explicação para a unidade da bíblia é que ela tem um único autor - Deus!

 
A Bíblia é a mensagem de Deus para o mundo, a qual Ele nos deu através do povo Judeu -

Todos os homens que Deus usou para escrever Sua Palavra eram judeus, exceto um.( Lucas era aparentemente um gentio - alguém que não é judeu.)

Em Isaías 43:10 - Deus diz sobre Israel (isto é, o povo judeu): ¨ Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR...¨.
Deus usou um grupo de pessoas através do qual Ele anunciou Sua mensagem ao mundo todo. Em Isaías 45:22 Deus diz: ¨ Olhai para mim... todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.¨ Israel foi como o megafone de Deus, divulgando a mensagem de Deus para o mundo inteiro.
A Bíblia nos foi passada intacta e com extrema precisão

Originalmente, os profetas escreviam a mensagem de Deus. À medida que os documentos originais foram se desgastando por causa do uso e o passar dos anos, novas cópias tinham que ser feitas.

As cópias eram feitas com extremo cuidado. Em o Novo Dicionário da Bíblia, lemos a seguinte declaração a respeito de homens que faziam cópias da Bíblia à mão :

"Empregaram toda salvaguarda imaginável, sem importar quão laboriosa ou embaraçosa, para assegurar a exata transmissão do texto. O número de letras em um livro era contado, e a letra do meio do texto inteiro era assinalada. Semelhantemente no caso das palavras, e novamente a palavra do meio do livro era assinalada."

Em 1947, cerca de 24 quilômetros de Jerusalém, um garoto, pastor de ovelhas, atirou uma pedra dentro de uma caverna, na esperança de assustar alguns de seus animais que tivesse entrado lá ocasionalmente. Ele ouviu o som de cerâmica se quebrando e entrou na caverna para investigar. Para sua surpresa, encontrou urnas de cerâmica contendo pergaminhos antigos. Quando estudiosos souberam e investigaram, encontraram centenas de pergaminhos. Estes "Manuscritos do Mar Morto" tinham sido escondidos em cavernas das redondezas por uma seita religiosa durante o primeiro século antes de Cristo.


Na época dessa descoberta, os tradutores estavam usando manuscritos que haviam sido copiados por volta do ano 900 d.C. Quando estudiosos compararam os Manuscritos do Mar Morto com os manuscritos que eles estavam usando, não havia qualquer diferença significativa no texto! Apesar de separados por 1000 anos, esses manuscritos antigos diziam a mesma coisa. Deus preserva Sua Palavra.

O Novo Dicionário da Bíblia nos dá maiores detalhes a respeito dos textos do Velho Testamento:

"...É importante relembrar a atitude dos judeus para com suas Escrituras. Isso pode ser melhor resumido na declaração de Josefo [ um escritor judeu do primeiro século d.C.]: 'temos dado provas práticas de nossa reverência por nossas próprias Escrituras. Pois, embora já se tenham passado agora tantos séculos, nenhum de nós se aventurou a adicionar, remover ou alterar uma sílaba sequer; e é instintivo para cada judeu...considerá-las decreto de Deus..."

Como conseguimos a bíblia em nossa língua? 


Por muitos séculos, apenas poucas pessoas podiam ter cópias da Bíblia. No tempo de Cristo, os escribas guardavam os manuscritos no templo.
Muitos dos livros do Novo Testamento foram escritos originalmente em forma de cartas que circulavam de uma igreja para outra.

Os textos originais da bíblia foram escritos em uma destas três línguas: hebraico, aramaico ou grego. Através dos séculos, Deus capacitou homens para traduzir a bíblia para outras línguas.
Muitas cópias dos antigos textos em hebraico, aramaico e grego ainda existem. Os tradutores têm tido acesso a eles ao traduzir a bíblia.

Hoje em dia, temos uma variedade de bíblias impressas, prontamente disponíveis em nossa língua. A bíblia foi traduzida em mais línguas do que qualquer outro livro do mundo.

A Bíblia é um registro histórico preciso


Descobertas arqueológica em anos recentes têm trazido à tona muitos fragmentos da história antiga, os quais concordam em minúcias de detalhes com a bíblia. Concordam com ela em detalhes históricos, informações culturais, estilo literário, etc.
Através dos anos, milhares e milhares de evidências arqueológicas e históricas relativas à bíblia têm sido descobertas, e todas apóiam a exatidão da bíblia. Quando estudarmos lições futuras, discutiremos algumas dessas descobertas arqueológicas e históricas.

A Bíblia tem resistido à prova do tempo.  Novas descobertas só servem para ecoar e reforçar a absoluta exatidão, autoridade e autencidade de cada palavra de Deus nos deu em Seu livro.
Em contraste, livros escritos por homens tais como escolares, de pesquisa e científicos, precisam sofrer mudanças drásticas de tempos em tempos, à medida que mais coisas são aprendidas e velhas teorias são substituídas pelas novas.
A Bíblia não mudou nem vai mudar porque Deus é o seu autor.

Salmo 119:89 - " Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra  no céu."

A Bíblia tem as respostas para as perguntas mais importantes da vida.


A Bíblia não é apenas outro livro de "religião". Muitos homens escreveram livros, tentando falar aos homens sobre Deus.
Deus é o autor da bíblia, e nela Ele se revela para nós.Na bíblia Deus nos diz quem Ele é e o que quer que saibamos sobre Ele. Na bíblia, Deus nos fala sobre nós mesmos: nosso relacionamento com Ele, com o mundo ao nosso redor e uns com os outros, desde agora e por toda eternidade. Só a bíblia trata desses assuntos com absoluta autoridade.

Hebreus 4:12 - "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

A Bíblia é a voz de Deus falando conosco. Através de sua Palavra Ele mostra como realmente somos interiormente.

A Bíblia é a mensagem pessoal de Deus para cada um de nós; é a mensagem mais importante que já recebemos. Por que é tão importante, para mim e para você, estudar a Bíblia? Por que devemos reservar tempo para estudar a Bíblia?

Muitas coisas ocupam a nossa atenção: nosso trabalho, nosso lar, recreação e estudos. Há muitas fontes de informação à nossa disposição: livros, revistas, televisão, filmes, vídeos. Mas a Bíblia é única, somente ela tem a mensagem de Deus para nossas vidas hoje em dia.
Somente a Bíblia nos diz o que Deus pensa de nós e o que Ele vê como nossa maior necessidade. Deus quer que você e eu saibamos o que está neste Livro; é por isso que Ele o escreveu.

Conclusão


Levará tempo até que terminemos estas lições, mas você descobrirá, no final, que foi um dos melhores investimentos que você já fez.
Você estará aprendendo sobre Deus. E você estará aprendendo o que Ele escreveu para você em Seu Livro, a Bíblia. É a mensagem pessoal de Deus para nós. Ele a escreveu a fim de Se comunicar com as pessoas, inclusive com você e comigo. Se alguém nos escreve uma carta, queremos lê-la.

A Bíblia é a carta de Deus para nós. Vamos estudar a Palavra de Deus juntos e descobrir o que ela diz! Até a próxima lição.

Revisão da Lição 1


A Bíblia é um livro mais importante no mundo porque é Palavra de Deus.

Apesar de ser escrito por mais de 40 homens em 1600 anos há uma unidade na sua mensagem, porque Deus é seu autor.

O povo de Israel(Judeus) receberam a mensagem de Deus e testemunharam para todo mundo.

A Bíblia nos foi passada intacta e com extrema exatidão, foi preservada por Deus.

A Bíblia é um livro com registros históricos precisos.

A Bíblia é a voz de Deus falando conosco.

A Bíblia é importante porque é a mensagem pessoal de Deus para nós.