terça-feira, 26 de julho de 2011

Lição 3 Deus Criou os Seres Espirituais; lúcifer se Rebelou

Você já parou para pensar: De onde os anjos vieram? E Satanás? E os demônios?
Nesta lição, iremos estudar, brevemente, a criação de todos os seres espirituais.
Para obtermos um entendimento dos seres espirituais, temos que ter conhecimento de muitas porções bíblicas. Para o nosso estudo, simplesmente , apresentaremos um sumário das verdades básicas(doutrinas) a respeito dos espíritos. 

Nós não discorreremos sobre muitos textos bíblicos porque isso requereria um estudo e um considerável conhecimento prévio de cada um. Muitas dúvidas poderão surgir em suas mentes ao estudarmos. Esta lição poderá não responder todas as suas perguntas, mas lições futuras ajudarão a esclarecer alguns assuntos.

A Palavra de Deus nos diz o que precisamos saber sobre os seres espirituais. Veremos algumas verdades básicas ensinadas na Bíblia.



Deus criou todos os espíritos.

No princípio, Deus criou todos os seres espirituais. A Bíblia refere-se a esses seres espirituais com muitos termos diferentes: Espíritos, anjos, querubins, serafins, o exército do SENHOR, o exército do Céu, a milícia celestial, poderes, principados, forças espirituais nas regiões celestes, estrelas ou estrelas da manhã. O contexto de cada passagem deve ser usado para esclarecer seu significado.

Todos os espíritos foram criados nesse tempo. Antes do princípio, nenhum deles existia, foi Deus quem lhes deu vida. Eles não teriam vida se Deus não lhes tivesse dado.

           João 1:3 -"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez"

Neemias 9:6 diz - "Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército...e o exército dos céus te adora."

Deus é maior que os espíritos. Antes deles, Deus já vivia eternamente. Foi Deus quem o fez e deu vida.

Deus não deu aos espíritos um corpo físico quando os criou. Por serem espíritos e não possuírem carne e sangue, podem mover-se para qualquer lugar que desejarem. Os espíritos não estão em todo lugar o tempo todo como Deus está. Os espíritos só podem estar em um lugar de cada vez.

Apesar dos espíritos não terem corpos como os nossos, algumas vezes aparecem às pessoas como seres humanos, e podem também aparecer em outras formas.



Os espíritos foram criados para servi a Deus.


         Todos os espíritos foram criados por Deus para amá-lO e servi-lO. No princípio, todos os espíritos eram anjos de Deus. A palavra anjo significa "mensageiro" ou "servo". Porque Deus os criou, pertenciam a Ele, e foram criados para fazer qualquer coisa que Deus lhes mandasse.

Se você constrói uma casa, a quem pertence? Se você possui seu próprio material e constrói alguma coisa, você é o dono legal daquilo que fez.

           Assim como você é dono daquilo que faz, tudo o que Deus criou pertence por direito a Ele. Foi Deus quem criou todos os espíritos. Ele lhes deu vida. Ele os fez para servi-lO e obedecer-Lhe. Por isso, todos os espíritos pertencem legalmente a Deus.


Os espíritos foram criados perfeitos por Deus.

Deus criou todos os espíritos perfeitos; nenhum deles era mau ou vil. Deus não pode criar nada mau porque é santo. Tudo o que Ele pensa, diz e faz é perfeito.

Os espíritos foram criados com grande sabedoria e poder.
 

Deus criou os espíritos com grande sabedoria e poder.

Salmo 103:20 - "Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra."

Os anjos são muito inteligentes, mas não sabem todas as coisas.

Os anjos são mais fortes que nós, e a Bíblia registra que Deus lhes deu a habilidade de fazer coisas maravilhosas, mas eles não são todo-poderosos como Deus.

Deus é mais sábio e mais forte do que todos os espíritos. Essa é uma verdade importante da qual devemos sempre lembrar. Não importa o que você já possa ter ouvido ou visto em filmes, livros ou qualquer outro lugar, a Bíblia nos diz que Deus é maior que tudo.

Os espíritos são incontáveis.
 

Deus criou tantos seres espirituais que nos é impossível contá-los.

Apocalipse 5:11 diz: "...cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares."

Como Deus pôde criar tantos espíritos bons, fortes e sábios?

Ele é Todo-Poderoso. Pode fazer qualquer coisa e tudo o que quiser.

Os espíritos viviam no Céu.

No princípio, todos os espíritos viviam no Céu com Deus.

          Onde é o Céu? Nós não sabemos. Certamente não é aqui na terra. Mas um lugar real, mencionado muitas vezes na Bíblia.

O Céu é lugar de habitação de Deus. Apesar dEle estar em todo lugar ao mesmo tempo, o Céu é a casa de Deus.

           Salmo 11:4 diz - "...nos céus tem o SENHOR seu trono...".

           A Bíblia nos diz que o Céu é um lugar maravilhoso, imensamente melhor do que qualquer lugar que tenhamos conhecido ou que possamos imaginar.



A posição original de Lúcifer perante Deus no Céu.

        Deus não criou todos os anjos exatamente iguais. Alguns eram mais bonitos, inteligentes e mais sábios do que outros. O maioral dos anjos chamava-se Lúcifer significa "estrela da manhã".

Deus deu a Lúcifer uma posição muito importante no Céu. Ele recebeu uma posição de grande autoridade e poder sobre os outros anjos. Ezequiel 28:14 o chama de "...querubim da guarda ungido...". Ele, como toda criação de Deus, foi criado perfeito.


Ezequiel 28:15 diz: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade (maldade, perversidade) em ti."


A rebelião de Lúcifer


Por Lúcifer ter sido criado por Deus e ter recebido a mais alta posição acima de todos os outros anjos, deveria ter amado, obedecido e servido a Deus. Mas, depois de um tempo, Lúcifer se tornou orgulhoso por causa de sua beleza, inteligência e posição.

           Ezequiel 28:17 diz :"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor..."

Uma outra passagem das escrituras nos dá uma idéia da atitude de Lúcifer.

Isaías 14: 13-14 - " Tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."

Lúcifer queria ser semelhante "...ao Altíssimo". Ele decidiu que iria usurpar  a posição de Deus como regente de todas as coisas. Ele foi a primeira  a praticar o mal (o mal é qualquer coisa diferente do que Deus quer ou consente).

Você pode perguntar : "Se Lúcifer foi criado perfeito, como é que ele se rebelou?"

A Bíblia não dá uma resposta clara para isso, porém, mostra muitos exemplos do fato de que Deus permite que se façam escolhas quanto a obedecer ou desobedecer.Dê uma olhada na passagem que acabamos de ler em Isaías 14:13-14. Observe que Lúcifer disse: "Eu subirei ao céu...", "...exaltarei o meu trono...", "...me assentarei...", "subirei acima das mais altas nuvens...", "...serei semelhante ao Altíssimo."A rebelião de Lúcifer foi um ato deliberado, uma escolha consciente.

Uma ilustração, olhando de uma perspectiva humana, pode ajudar:

Suponha que alguém fosse muito gentil e solícito com você e até dissesse que o amava. Essa pode ser uma situação bem agradável. Mas, e se você descobrisse que essa pessoa estivesse sendo controlada por alguém e que tivesse sido forçada a agir dessa maneira, dizendo que o amava? Suas palavras e atos não mais seriam significativos e agradáveis para você. Na verdade, seriam uma ofensa. 

Deus não "programa" suas criaturas como robôs. Ele permite que elas façam escolhas - obedecer ou desobedecer.


Outros anjos seguiram Lúcifer em sua rebelião


Muitos dos anjos de Deus seguiram Lúcifer como líder. Eles também se rebelaram contra Deus.

Nós não iremos discutir isso profundamente, mas uma boa referência para mostrar que outros anjos participaram da rebelião de Lúcifer é Mateus 25:41 que menciona "...o diabo e seus anjos."


Deus sabia o que Lúcifer e os outros espíritos estavam pensando e planejando.


            Isaías 14:13-14 diz de Lúcifer: "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu... exaltarei o meu trono... serei semelhante ao Altíssimo".

             Deus criou todos os espíritos, e Ele sabia o que estavam pensando e planejando. Sabia que Lúcifer tinha-se tornado orgulhoso e queria tomar o lugar do Criador. Deus conhecia os pensamentos de Lúcifer, bem como os pensamentos dos espíritos rebeldes.

Nada é segredo para Deus, nada pode surpreende-lO. Ele sabe tudo mesmo antes que aconteça. Sabe o que pensaremos mesmo antes que o pensamento nos chegue à mente. Ele está em todo lugar, vê tudo e sabe tudo.

          Hebreus 4:13 diz - "E não há criatura que não seja manifesta(conhecida) na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes ao olhos daquele a quem temos de prestar contas."


Deus remove Lúcifer e seus seguidores da posição de servos dEle.

Você acha que Deus deixaria Lúcifer tomar Sua posição? Como você acha que Deus reagiu quando à ambição egoísta de Lúcifer?

Se alguém, de repente, tentasse usurpar nosso governo, fortes medidas de segurança seriam tomadas imediatamente. Nosso governo é importante e poderoso, mas pensem quão supremamente importante e poderoso é Deus!

Quem é mais sábio que Deus? Quem é mais forte que Deus? Ele sempre existiu, vive pelo Seu próprio poder; não precisa de coisa alguma para viver, existia antes do princípio e deu vida a todos os espíritos. Deus não permitiria que Lúcifer tomasse Sua posição. Ninguém pode tomar o lugar de Deus, porque Ele é o único Deus verdadeiro!

Deus, em grande ira, removeu Lúcifer de sua importante posição de liderança sobre os anjos. Deus também removeu de sua posição no Céu os outros anjos que seguiram Lúcifer.

Deus é perfeito e justo em tudo que pensa e faz. Qualquer um que não pense e aja como Deus, é totalmente inaceitável a Ele e não pode ser Seu amigo. Deus não permitiria que Lúcifer e os espíritos que o seguiram continuassem em suas posições no Céu.

Como já mencionamos no início desta lição, alguns desses detalhes devem ser compreendido à luz de muitas passagens das Escrituras que não vamos tomar tempo para estudar nestas lições. Mas em numerosos casos, a Bíblia registra a atividade de Satanás e seus demônios aqui na terra. Eles não são mais mencionados como servos de Deus; estão sempre em oposição a Deus.

Deus preparou o lago de fogo para Lúcifer e os espíritos que o seguiram.

Deus preparou um lugar terrível de punição eterna chamado o lago de fogo. Ele vai mandar Lúcifer, e os outros espíritos que o seguiram, para o lago de fogo para serem castigados eternamente. Deus não tolera desobediência a Ele; sempre pune aqueles que lutam contra Ele.

           Mateus 25:41 fala do "...fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos."

Apocalipse 20:10 nos diz que, no fim do mundo, o diabo será "...lançado para dentro do lago de fogo...e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos."


Lúcifer e seus anjos odeiam a Deus

Lúcifer e seus seguidores odeiam a Deus e tudo o que Deus ama. Desde o tempo em que Deus o removeu de Seu serviço até hoje, Lúcifer e esses outros espíritos têm lutado contra Deus e contra tudo o que Ele faz.

Lúcifer é chamado agora de Satanás, que significa "inimigo, adversário, oponente, acusador". Os espíritos que o seguiram são chamados demônios. Satanás é o grande inimigo de Deus. Ele luta contra Deus dia e noite para tentar deter as coisas que Deus faz. Os demônios de Satanás o ajudam a se opor a Deus.

Satanás e seus servos não vivem mais no Céu.

Satanás e seus demônios estão ativos sobre a terra. As passagens que o mencionamos anteriormente em Jó 1 e 2 registram diálogos entre Deus e Satanás nos quais Satanás diz que vem " De rodear a terra, e passear por ela."

E, como também já mencionamos anteriormente, muitas passagens registram atividades demoníacas na terra. Falaremos mais sobre isso em lições posteriores.

Conclusão


Deus é o Deus supremo e Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis.

Deus é maior que tudo.

Tudo que Ele faz é perfeito e santo.

Ele é maior que os anjos, Satanás e seus demônios .

Como é importante sabermos e nos lembrarmos disso! Somente Deus nos pode dizer o que aconteceu no princípio. Em nossa próxima lição examinaremos o que a Bíblia diz sobre o princípio do mundo físico:



Os céus

A terra.

Lembre-se : Deus era única pessoa que existia antes do princípio.