sábado, 23 de julho de 2011

Lição 2 - Somente Deus

Quem é Deus? Como Ele é? Como podemos conhecê-lo? 

Em nossa primeira lição dissemos que Deus é o personagem principal e o foco da Bíblia. Foi Ele quem nos deu essa mensagem.

A Bíblia é um livro de acontecimentos históricos verdadeiros - a história antiga sob a perspectiva divina. Ela é uma história sobre Deus, escrita por Deus.

Nós iremos aprender sobre Deus com o próprio Deus. Estudaremos o que Ele disse sobre Si mesmo em Sua Palavra. Algumas vezes, como a lição de hoje, estudaremos declarações específicas que Ele fez a respeito de Si mesmo. Outras vezes, aprenderemos sobre Ele, estudando o que Ele faz.

        Sua natureza e caráter são revelados através do que Ele fez e de eventos que registrou para nós em Sua Palavra. 

Deus nos deu um vasto conhecimento sobre Si mesmo. Por que Ele fez isso? Porque Ele quer que o conheçamos ! Em Jeremias 9:23-24 Deus diz: "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em conhecer e saber que eu sou o Senhor..."

Qual a grandiosidade de Deus?

Qual a Sua importância?

Ele terá um fim?

De onde Ele veio?

Do que Deus precisa para viver?

Vejamos como Deus responde estas perguntas em Sua Palavra, a Bíblia.



Só Deus é eterno. Tudo mais teve um começo

Gênesis 1:1 "No princípio, criou Deus os céus e a terra." 

As primeiras palavras que Deus escreveu para nós foram: "No princípio..."(Genesis 1:1). Deus nos deu essas palavras para que soubéssemos que houve um princípio para todas as coisas. Tudo o que podemos ver e tudo que sabemos que existe, mas não vemos, teve um princípio, exceto o próprio Deus. 

Antes do Princípio:

Não havia o universo

Não havia a terra

Não havia anjo algum

O diabo não existia

Não havia planta

Não havia animal

Não havia pessoa alguma

Tudo isso teve um princípio.


Somente Deus não teve princípio; Deus jamais terá fim; Deus é ETERNO. 

Antes de qualquer coisa existir, Deus já existia como existe agora e existirá para sempre. Nós vamos fazer uma lista sobre algumas coisas de Deus e do homem.



Deus não teve início e nem terá fim.  O Homem nasce e morre.

Salmo 90.2 - "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus."

Jamais houve um tempo em que Deus não tenha existido. Ele não teve um princípio, não foi criado sempre existiu. Sempre foi o mesmo.

Jamais haverá um tempo em que Deus não existirá.

Deus jamais morrerá.



Deus é uma Trindade 

Deus é eternamente um único Deus. Mas observe o que diz Gênesis 1:26 "Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..."

Nós não vamos estudar este versículo agora; só queremos ressaltar o uso do pronome "nossa".

Em Gênesis 1:1 a palavra hebraica para Deus é uma palavra plural.

Ao estudarmos a Palavra de Deus, descobriremos que, apesar de haver apenas um único Deus, há três pessoas que são igualmente Deus. 

Quem são estas três pessoas?

Todas as três são mencionadas em Mateus. 

Deus Pai

Deus Filho

Deus Espírito Santo.

Nós usamos a palavra Trindade para descrever estas três pessoas que são o único Deus.

Deus é uma Trindade - três pessoas.     O homem  é apenas uma pessoa 

Ao estudarmos a Bíblia, veremos estas três pessoas atuando, e aprenderemos muito mais sobre elas.  Mas, por enquanto, nós vamos apenas estabelecer que estas três pessoas são um único Deus, que é eterno, e que Deus  Pai, Deus Filho e Deus Espírito são todos igualmente Deus.

Há o Pai que é Deus, o Filho que é Deus e o Espírito Santo que é Deus.

Confuso? Sim, para nós certamente é!

Deus é muito maior do que podemos imaginar. A Trindade está acima da nossa compreensão. Só podemos descrever o que entendemos da Palavra de Deus. 

O maravilhoso fato da Trindade é apenas uma das coisas que nos mostra a grandeza de Deus. Grandeza esta que está acima da nossa capacidade de compreensão.  


Porque Deus, e somente Deus, existia antes de todas as coisas, é completamente independente de tudo e de todos.
 

Por Deus já existir antes de todas as coisas, nós sabemos que Ele não tinha necessidade de nada para sobreviver.

       Somente Deus existia antes da terra, do sol, da lua, das estrelas, das galáxias. Ele não precisa da terra nem de nada que ela tem. Não precisa de ar para respirar, de alimentos para comer, nem de água para beber. Deus não precisa do sol, ele pode ver perfeitamente sem precisar de luz. Não precisa dormir; Ele não precisa do dia ou da noite. Deus não precisa de qualquer fonte de energia. Ele não fica cansado, sedento ou faminto. 

DEUS não precisa de nada


Isaías 40:28 - "Não sabes, não ouvistes que o eterno Eterno Deus, o SENHOR,  o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento."

Deus não precisa de ninguém para ensiá-lO. Ele sabe todas as coisas; possui todo conhecimento, Ele está ciente de tudo. 

Salmo 147:5 - "Grande é o Senhor nosso, e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir." 

Romanos 11:33-34 - " Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?"


Deus sabe todas as coisas.
 

E quanto a nós? Será que poderíamos ter vindo ao mundo sem nossos pais?

Será que poderíamos ter sobrevivido, quando bebês, sem alguém para cuidar de nós?

Será que aprendemos a ser adultos produtivos sem que alguém nos ensinasse?

E quanto aos nossos corpos?

Quanto tempo podemos sobreviver sem alimento e água?

Quanto tempo podemos ficar sem oxigênio?

Quantos dias poderíamos trabalhar lucidamente sem dormir?

Quanto tempo sobreviveríamos sem proteção contra raios ultra-violetas do sol?

Somos completamente dependentes nestas áreas, mas Deus não precisa de coisa alguma e de ninguém.

O homem precisa de alimento, água, ar, sono, luz, proteção, etc.

O homem precisa ser ensinado.


Deus é Espírito


Deus não precisa da terra para viver, nem das muitas outras coisas que nós humanos precisamos porque Deus não tem um corpo como nós temos.

João 4:24 - "Deus é espírito..." 

Deus não tem carne e ossos como os seres humanos, animais, pássaros e répteis. Porque Ele não tem um corpo físico, não tem necessidades materiais.


Deus é Espírito e não tem corpo físico.         O homem tem corpo físico.


Não conseguimos compreender alguém que tenha tal capacidade e, além disto, não tenha um corpo material. Mas é importante que observemos o fato de que Deus é Espírito. Ele não é apenas uma "força", como alguns descrevem. Não Deus é espírito, uma Trindade - três pessoas, possuindo mente, personalidade e vontade.

Ele é o Deus que, pessoalmente, nos deu Sua Palavra para que o conheçamos.

Somos muito limitados em nosso entendimento. Somos muito limitados pelas nossas necessidade físicas. Mas Deus não tem qualquer uma dessas limitações.



Deus está em todo lugar ao mesmo tempo 

Onde está Deus? Onde Ele estava antes que tudo viesse a existir?

Nós não podemos ver Deus, logo, não podemos saber onde Ele está, a não ser que Ele mesmo diga. 

Através do nosso estudo da Bíblia, repetidamente você observará que Deus está em todo lugar. Deus fez todas as coisas e está presente em todo lugar.  

Ele não está "em todas as coisas". Ele é o Criador, distinto de Sua criação. Deus está acima de todas as coisas, Ele é superior a tudo que fez. Deus enche o universo. 

Jeremias 23:23-24 - "Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? - Diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? - diz o Senhor 

Ele está em todos os lugares da terra. Deus está aqui agora mesmo e pode ver cada um de nós.

Às vezes, quando estamos muito ocupados, desejamos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo! Seria proveitoso, em certos momentos, poder estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas somos limitados a estar em um lugar de cada vez.


Deus está em todo lugar todo o tempo.      O homem está apenas em um lugar de cada vez.
 

Deus, e somente Deus, é capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Uma vez que Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo, será que há algum lugar onde você possa estar ou ir que Deus não esteja? Há algum lugar onde você possa se "esconder" de Deus? 

Salmo 139:7-12 - " Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás tem bém: se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se digo: as trevas,  com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são as mesma coisa.
 

Somente Deus existia antes de todas as coisas; somente Ele é maior que tudo; Deus é SOBERANO. 

Deus está acima da nossa compreensão. Não podemos compreender alguém que não teve início e que jamais terá fim. Não podemos imaginar alguém que seja três pessoas em uma só. Não podemos entender alguém que jamais precisa de algo. Não podemos conceber alguém que saiba tudo. Não podemos ver alguém que é Espírito. Somos incapazes de saber o que é estar em todo lugar ao mesmo tempo. 

Jeremias 10:6 - "Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do seu nome." 

Devemos simplesmente admitir que existe alguém que é infinitamente maior que tudo - que é, em todos os sentidos, superior a nós. A maneira de descrevermos a infinita superioridade de Deus é dizer que Ele é SOBERANO. 

O dicionário Aurélio explica que soberano significa aquele "que detém poder ou autoridade suprema", "eficiente", "eficaz", aquele que "exerce o poder soberano", "aquele que influi poderosamente", "supremo", "absoluto".

A Bíblia freqüentemente refere-se a Deus como o "Altíssimo". O Salmo 83:18 chama Deus de "...Altíssimo sobre a terra." Em Isaías 45:5, Deus diz: "Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus..."
 

DEUS é maior e mais importante que todas as coisas. Ele é a autoridade suprema.

O HOMEM deve estar debaixo da autoridade de Deus e ouvir tudo o que diz.



Somente Deus nos pode contar a respeito do princípio.


Somente Deus existia no princípio!
 

DEUS existia antes do início de todas as coisas.       O HOMEM não existia antes do início de todas as coisas.


Ele, que não teve princípio, conhece tudo o que existe e como tudo chegou a existir. E na Bíblia Ele nos deu o registro de como tudo começou.



Conclusão 

Deus é de uma grandeza acima de nossa imaginação:

Ele é verdadeiramente maior que tudo.

Ele é soberano

Somente Ele não teve princípio.

Ele jamais terá fim

Ele é uma Trindade, o grande Deus, que é três pessoas em uma só: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Ele não precisa de nada.

Ele não tem necessidades físicas porque é Espírito.

Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo.

Deus é maior e mais importante do que todas as coisas; Ele é o Altíssimo. Ele é soberano.

        Somente Ele nos pode contar a respeito do princípio de todas as coisas, e nós estudaremos nas próximas lições o que Deus, a única pessoa que existia, tem-nos dito sobre o princípio.


Até a próxima lição!